quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Erros e lapsos lamentáveis - Nota da CDU

Erros e lapsos nas deliberações das Assembleias de Apuramento Geral denunciados pela CDU de Lisboa

Dez dias depois do acto eleitoral das Autárquicas, começam a ser detectados casos de erros e lapsos lamentáveis que mancham a genuinidade das operações eleitorais.

A CDU recorreu já para o Tribunal Constitucional relativamente a algumas irregularidades ocorridas na Ajuda: a) foram atribuídos oito mandatos ao PS, quando na realidade este partido apenas elege 5 candidatos; b) do mesmo passo, e em consequência, aparece menos 1 eleito de cada uma das restantes três forças políticas: CDU, PSD e BE.

Por essas razões, o Mandatário da CDU requereu ontem ao TC «a correcção da deliberação da Assembleia de Apuramento Geral (da Freguesia da Ajuda) com o objectivo de corrigir o erro, atribuindo os mandatos de acordo com os votos expressos».

Entretanto, na Freguesia de Alcântara, a lista oficial de eleitos inclui uma candidata da CDU como se pertencesse ao PS.

Na Freguesia dos Prazeres, o Edital relativo à deliberação da Assembleia de Apuramento Geral inclui apenas 9 em vez de 13 eleitos naquela Freguesia.

Na Charneca existem também irregularidades na distribuição dos eleitos que não está de acordo com os resultados.

Na Freguesia do Coração de Jesus, verifica-se na deliberação uma inversão do número de eleitos, com o BE a «receber» 5 e o PS com 0.

A CDU denuncia as situações criadas, seja por que razões for (desleixo, incompetência, má fé…) – uma situação lamentável que necessita de ser rectificada.

A CDU garante que continuará por todos os meios a exigir a reposição da verdade eleitoral.

Lisboa, 21 de Outubro de 2009

A CDU de Lisboa

.