domingo, 31 de maio de 2009

As imagens de ontem, na Paiva Couceiro

.
Ruben de Carvalho fez uma importante intervenção desta tarde.
R



Ao cento nesta última foto: Cláudia Madeira, do PEV, que produziu uma das intervenções.

Foi uma grande demonstração de confiança, amigos. As imagens falam por si.
.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Iniciativas da CDU para sábado e domingo, dias 30 e 31

.
Sábado, dia 30

Às 15h00, na Zona Oriental,

Praça Paiva Couceiro, São João

Festa-Comício

com Cláudia Madeira e Ruben de Carvalho.
________________________________
.
No mesmo dia, de manhã:
- 10h30: Zona Centro, São Paulo, visita à Freguesia com Inês Zubber, vereadora da CML.
- 9h30 até 13 horas: Z. Ocidental, Alcântara (Lg. Calvário e Lg. Alcântara). Com distribuição de materiais, com Miguel Tiago, deputado e candidato à CML.
- 9h30 /13 h: Z. Ocidental, Stº.Condestável e Ajuda. Mercados do Santo Condestável e da Boa Horao, com Carlos Carvalho, vereador da CML.
- 10h00: Z. Ocidental, Campolide (junto da JFreg) - contacto com a população, com Carlos Moura, vereador da CML.
- 10h00: Z. Norte, Benfica / Bº da Boavista - acção junto da população, com Manuel Figueiredo, vereador da CML.
- 10h00: Z. Norte, São Domingos de Benfica / Estrada Benfica, com Tiago Mota Saraiva, deputado municipal.
- 10h00: Z. Norte, N. Senhora de Fátima / Bairro de Santos, com Ana Páscoa, deeputada municipal.
- 10h30: Z. Norte, Lumiar, com João Saraiva, deputado municipal.
- 12h30: Z. Ocidental, Santos, com Modesto Navarro, deputado municipal.
- 15h00: Z. Norte, Campo Grande / Bº da Qtª. da Calçada, com Anabela Dinis, deputada municipal.
- 15h00: Z. Norte, Charneca - visita a bairros, com Carlos Carvalho.
.-.
Domingo, dia 31
- 10h00: Z. Norte, Ameixoeira / Galinheiras, com Carlos Moura, vereador da CML.
.

Iniciativas da CDU na sessão da CML de ontem, quarta, 27

(Clique nos azuis para abrir os textos na íntegra)

Voto de pesar pela morte de Tomás Paquete, atleta e técnico do Benfica
… um dos grandes nomes da história do Benfica, clube que representou ao longo de vários anos, primeiro como atleta, depois como técnico de atletismo. …

Requerimento - Exposição e venda na Rua Augusta
… o impedimento por parte da Câmara na continuação da exposição e venda de produtos de características artesanais, bem como de outros de características culturais com especial incidência na pintura, de monumentos, eléctricos, ruas e outros motivos de interesse cultural e turístico, que ao longo de mais de duas décadas se vem realizando na Rua Augusta próximo do arco. …

Requerimento
Manutenção de áreas verdes… informação sobre:O número de aquisições de serviços para manutenção de áreas verdes em vigor no presente mandato;Quais as áreas verdes abrangidas por tais aquisições de serviços;Quais as empresas a quem foram adjudicadas e o local em que o prestam o serviço de manutenção de áreas verdes;Se tem sido aferido por parte da CML o grau de satisfação pública com o serviço das respectivas empresas.
.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Propostas do PCP, suas votações e estado de concretização

As propostas apresentadas pelos Vereadores do PCP na CML no período que vai de Setembro de 2007 a Abril de 2009 foram quase todas aprovadas.
Mas concretizar o que a Câmara deliberou, isso é outra questão. A maior parte encontra-se por concretizar.
Aqui, no blog de apoio, são apresentadas as propostas aprovadas e as rejeitadas cujo teor era suficientemente relevante para uma apresentação, bem como o seu estado de concretização.
Síntese: 30 aprovadas / 6 em vias de concretização.
.
Pode ler aqui a Nota emitida hoje sobre esta matéria e aqui a cronologia e conteúdos das propostas ao longo de todo este mandato.
.
.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Perguntas formuladas pelo Deputado João Oliveira dirigidas ao Ministério da Cultura

Construção do novo Museu dos Coches - demolições e prejuízos para os serviços e trabalhadores do Estado
Destinatário: Ministério da Cultura
(...)
1. Como justifica o Governo que as obras de demolição das antigas OGME possam decorrer nas condições descritas?
2. Porque não tomou o Governo as medidas necessárias para que os serviços do Estado não fossem prejudicados no seu funcionamento normal e os seus trabalhadores vissem postas em causa as condições mínimas de higiene e segurança?
3. Que avaliação faz o Governo dos prejuízos causados pela forma como decorrem as obras e da forma como foram e estão a ser transferidos os serviços?
4. Em alguma altura admitiu o Governo definir um plano de transferência dos serviços instalados nas antigas OGME ou esse planeamento resume-se às afirmações esporádicas e imprecisas feitas pelo senhor Ministro da Cultura e que acabaram por ser contrariadas pela realidade?
Palácio de S. Bento, 22 de Maio de 2009
O Deputado,
João Oliveira
.
..

Iniciativas da CDU na Assembleia Municipal de Lisboa de hoje apresentadas pelo Grupo Municipal do PEV

Recomendação
“Artesanato e Arte Popular na Rua Augusta”
Durante cerca de 24 anos, artesãos e pintores têm dado vida e animado turisticamente a Baixa de Lisboa e, mais concretamente, a Rua Augusta, junto ao Arco com o mesmo nome.
Trata-se de um mercado com características uniformes, devidamente licenciado especificamente para aquele local, pagando estes comerciantes de artesanato as devidas taxas mensais, sendo as respectivas autorizações de permanência renovadas anualmente, conforme cartão comprovativo emitido pelos serviços camarários.
(...)

Recomendação
“Dia Internacional da Biodiversidade”
O Dia Internacional da Biodiversidade foi criado pela Organização das Nações Unidas em 1993, tendo por objectivo chamar a atenção para a importância da conservação da biodiversidade. Desde o ano 2000 que é comemorado a 22 de Maio, com o intuito de promover a consciencialização relativamente aos problemas que a biodiversidade enfrenta actualmente.
(...)

Recomendação
“Parque Urbano Carnide-Telheiras”
O Estado Português, que deveria cuidar do bem-estar e qualidade de vida dos cidadãos, tem requerido à CML para alterar o PDM, de modo a que um terreno junto ao Lar Maria Droste, situado entre Carnide e Telheiras, adquira capacidade construtiva.
(...)
.
.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Iniciativas da CDU na Assembleia Municipal de Lisboa de amanhã apresentadas pelo Grupo Municipal do PCP

Moção / Saudação
31 DE MAIO – DIA NACIONAL DAS COLECTIVIDADES
Considerando que:
Em 31 de Maio de 1924 foi fundada a Federação Distrital das Sociedades de Educação e Recreio (Lisboa) e, por esta razão, a Lei 34/2003 definiu este dia como o dia Nacional das Colectividades (…).

MOÇÃO
Regulamento de Circulação de Veículos de Grande Dimensão na Zona dos Olivais
Considerando:
- Que o Regulamento de Circulação de Veículos de Grande Dimensão na Zona dos Olivais foi aprovado por unanimidade em Assembleia Municipal, a 21 de Outubro de 2008, através da proposta nº 760/2008;
- Que o referido Regulamento estabelece regras que condicionam a circulação de veículos de grandes dimensões no interior da freguesia, facultando a sua circulação apenas naquilo que se define como rede primária e em vias previamente definidas da chamada rede secundária (…).

MOÇÃO
SAUDAÇÃO AOS SAPADORES BOMBEIROS DE LISBOA PELA COMEMORAÇÃO DOS 614 ANOS DO REGIMENTO DE SAPADORES BOMBEIROS DE LISBOA
- Considerando que o Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa comemorou no passado dia 22 de Maio os seus 614 anos de vida;
- Considerando a longa história dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, de serviço abnegado e inestimável à comunidade, com inúmeras páginas de actos de coragem no salvamento de vidas e bens, escrita várias vezes com o sacrifício da própria vida (…).

Voto de Pesar
Vasco Granja
No passado dia 4 de Maio faleceu Vasco Granja, homem de cultura e combatente pelos ideais da paz, da liberdade e da democracia, que acreditava que uma cultura visual rica podia conduzir a um gosto pelas coisas bem feitas e bem desenhadas, imaginativas e belas.
Nascido em Lisboa em 10 de Julho de 1925, cedo abandonou a escola e começou a trabalhar aos 15 anos nos Armazéns do Chiado (…).
.

Confiança e luta



Uma Marcha
de luta,
alegria
e confiança
Por
Miguel Tiago

Maio, 25, 2009
No site da CDU nacional

«Escrevo estas linhas precisamente depois de ter participado na maior iniciativa de sempre alguma vez realizada por uma organização partidária em Portugal. Depois de ter testemunhado esta imensa participação colectiva, todas as sessões de abertura de campanha dos restantes partidos me parecem, de facto, meros episódios de marketing político.»
.
Pode ler mais aqui.
.

sábado, 23 de maio de 2009

Sim! É possível!

Terminou às 18.00 no Marquês de Pombal em Lisboa a Marcha da CDU "Confiança, Protesto e Luta". Na maior manifestação promovida por uma força política em Portugal, marcaram presença 85.000 pessoas. Mas mais importante e decisivo, marcaram presença na Marcha, as aspirações, reivindicações e esperanças dos trabalhadores e do povo português.
Central foi a mensagem com que Jerónimo de Sousa terminou a sua intervenção: «SIM, É POSSÍVEL!»
.
.
Jerónimo de Sousa acentuou ainda que "é no PCP e na CDU que reside a força em que os trabalhadores e o povo português podem, sem hesitação, confiar na força que honra a palavra, que leva a sério os compromissos assumidos, que não cede nem concede perante os interesses instalados que os alimentam e apoiam".
Uma visão impressionante, como se lê em alguns jornais hoje. «Cerca de 85 mil pessoas que percorreram a distância do Saldanha ao Marquês de Pombal num impressionante e colorido mar de bandeiras». Pode ler por exemplo aqui.
.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Câmara de Lisboa deve apoiar associações de moradores dos bairros sociais - defende o PCP na CML

Vai ser debatida e votada na próxima quarta-feira a proposta do PCP na CML que é do seguinte teor:
Considerando que:
· Existem na Cidade de Lisboa 31.263 fogos municipais, dos quais 24.720 situados em bairros Municipais;
· A gestão destes bairros municipais é assegurada pela Gebalis;
· De acordo com o ponto 3 do artº. 3º dos Estatutos desta empresa“ A Gebalis procederá á execução de obras que a gestão dos bairros municipais exija, através de administração directa ou de empreitada, as quais não carecem de licenciamento se os respectivos projectos tiverem sido aprovados pela CML” e no artº4º alínea b) ” Assegurar a manutenção do parque edificado daqueles bairros, bem como dos respectivos espaços ajardinados, que vierem a ser definidos pela CML”;
· Na maioria dos bairros municipais foram constituídas Associações de Moradores;
· Verificam-se grandes deficiências na manutenção das áreas comuns dos edifícios situados nestes bairros;
· As Associações mantêm um relacionamento muito profundo com os moradores e são conhecedoras dos problemas existentes dos bairros, assim como de toda a sua vivência;
· Estas Associações, poderão, apoiadas financeiramente, assegurar a concretização de pequenas intervenções de manutenção nas áreas comuns dos prédios (a exemplo: mudança de fechaduras, colocação de vidros, interruptores, lâmpadas, pintura, etc.) de forma ágil;

Os Vereadores do PCP têm a honra de propor que a Câmara Municipal de Lisboa, ao abrigo do disposto na (legislação), delibere:
- Que a CML encete reuniões com a Administração da Gebalis no sentido de esta estudar a possibilidade de elaboração de protocolos de cooperação com as Associações de Moradores dos respectivos bairros, a aprovar posteriormente pela câmara, a fim de estas assegurarem a concretização de pequenas intervenções nas áreas comuns dos edifícios municipais.
.

Anjos apresenta candidatos

No sábado, dia 23 de Maio, de manhã, às 10h00, a CDU da Freguesia dos Anjos apresenta os candidatos na Praça das Novas Nações.
Participa o Vereador do PCP na CML Manuel Figueiredo.
.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ruben de Carvalho: «O PS não fez obra»


No jantar-comício da Voz do Operário, "Ruben de Carvalho, candidato da CDU à Câmara de Lisboa, acusou António Costa de fazer campanha eleitoral com meios da autarquia. «Para o PS, na Câmara de Lisboa, a campanha eleitoral já começou e isso já se nota, e com os dinheiros da Câmara», denunciou, acrescentando: «O PS não fez obra, não corrigiu, não planificou, não resolveu problemas, não correspondeu às necessidades e anseios imperiosos da cidade, não resolveu o essencial da situação financeira e patrimonial, enquanto manteve as cedências à especulação imobiliária»".

In 'Avante!', hoje
.

Já basta, escreve Modesto Navarro sobre Lisboa

O escritor Modesto Navarro é o candidato nº 1 da CDU à Assembleia Municipal de Lisboa. No «Avante!» de hoje vem publicado um forte artigo seu sobre Lisboa intitulado: «Para onde vai Lisboa». Eis alguns respigos:
«Depois do negócio de encerramento dos hospitais, entre o Ministério da Saúde e a Câmara Municipal, aqui vêm outros casos para a Câmara do PS acomodar os interesses financeiros do Governo PS. (…)
O essencial será percebermos de uma vez para sempre até onde irá este cada vez mais evidente conúbio entre o Governo do PS e a Câmara PS, para alienação de espaços identitários e patrimoniais da cidade. (…)
Queremos perceber quem acompanha e quem não aceita a alienação e a venda a retalho de Lisboa.
Já basta. Aparentemente não se passa nada, não há actividade da Câmara nas áreas fundamentais (…)».
Leia o resto do artigo aqui.

.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

A Marcha é já no dia 23


Apresentados os candidatos à Freguesia da Ameixoeira


CDU de Alvalade em Boletim

Em Boletim agora em distribuição, a CDU de Alvalade informa as populações sobre o trabalho desenvolvido e as propostas feitas pelos eleitos CDU no decorrer dos mandatos.
Neste documento pode ler-se, entre outros temas, as propostas feitas para a resolução dos problemas das micro, pequenas e médias empresas, salvaguardando o aparelho produtivo nacional e defender o emprego.
Pode aceder ao Boletim aqui.
.

domingo, 17 de maio de 2009

Dia da CDU no Coração de Jesus

......................................CDU do Coração de Jesus informa

O Boletim de Maio da CDU da Freguesia do Coração de Jesus já está em distribuição na rua e está disponível na net em pdf.
Pode aceder aqui.
Uma das iniciativas, o Dia da CDU, teve lugar ontem, dia 16.
Veja as fotos aqui.
.

sábado, 16 de maio de 2009

Campanha para as Europeias: jantar-convívio na Voz do Operário foi na quinta e encheu

CDU da Cidade de Lisboa enche Voz do Operário em Jantar / Comício
Foi num salão da Voz do Operário completamente cheio que se realizou o Jantar Comício da CDU da Cidade de Lisboa, no qual intervieram os camaradas Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP, João Ferreira, candidato da CDU ao Parlamento Europeu, e Ruben de Carvalho, candidato da CDU à Presidência da CM Lisboa.
Na sua intervenção, Jerónimo de Sousa refere que «As próximas eleições são a oportunidade que não pode ser desperdiçada de transformar a luta em votos contra o desemprego, os baixos salários e pensões, o encerramento de empresas, contra o encerramento dos serviços públicos, a destruição da saúde e da educação públicas, da ruína dos pequenos empresários.»
.
Pode ler aqui as duas intervenções de fundo:
- Intervenção de Jerónimo de Sousa
- Intervenção de João Ferreira
- Intervenção de Ruben de Carvalho (som dessa e das outras duas intervenções).
.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

PCP contra as Contas de 2008 da CML


Na sessão de quarta-feira passada, a CML aprovou as «Contas» e o «Relatório» de 2008. A votação dessa proposta foi a seguinte: PCP – contra; PSD – abstenção; votos favoráveis - PS, LCC, CPL e Sá Fernandes.
O PCP votou contra por razões muito fortes e muito sérias. A questão apresenta uma gravidade rara. Na sua Declaração de voto, longa, pormenorizada e bem explícita, o PCP demonstra a justeza da sua votação.
Vale a pena ler as razões de Ruben de Carvalho e de Rita Magrinho.
.

.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Acções de campanha no próximo sábado, dia 16


Com Ruben de Carvalho, Modesto Navarro e Miguel Tiago
- 13h00 - Z. Ocidental - Ajuda, Rio Seco: almoço-apresentação de candidatos, com a participação de Miguel Tiago, deputado e candidato à CML, e de Modesto Navarro, cabeça de lista à Assembleia Municipal de Lisboa.
- 15h00 - Z. Norte - Ameixoeira - CTL, R.Cmdt Fontoura Costa: apresentação de candidatos, com a participação do deputado e candidato à CML Miguel Tiago.
- 15h00 - Z. Oriental - Beato - Ateneu Musical: apresentação de candidatos, com a participação de Ruben de Carvalho, cabeça de lista da CDU à CML.
- 17h00 - Z.Norte - Charneca, Anfiteatro C. Amoreiras: apresentação de candidatos, com a participação de Ruben de Carvalho.
- 20h00 - Z. Centro - Mercês, Charcutaria Francesa: apresentação de cabeça de lista, com a participação de Miguel Tiago.
.
Outras acções
Participação de outros candidatos municipais e de freguesia
.
- 15h30 - Z. Oriental - Stª. Engrácia, Lg. Chafariz (Machado Castro): apresentação de candidatos, com a participação de Manuel Figueiredo, vereador e candidato à CML.
- 16h00 - Z. Oriental - S. João, Praça Paiva Couceiro: apresentação da lista à Freguesia.
- 16h00 - Z. Oriental - Arroios - CT Vitória (Av. da Liberdade, 170): apresentação de candidatos.
- 17h00 - Z. Centro - C. Jesus - Jardim das Areias - Junto dos Capuchos: apresentação de cabeça de lista, com a participação de Carlos Carvalho, vereador e candidato à AML.
.

Freguesia de São João apresenta balanço da actividade dos eleitos CDU


Em boletim de prestação de contas, a CDU de São João faz o balanço da actividade dos eleitos da Coligação na Freguesia. Com trabalho no âmbito da Saúde, Colectividades e Instituições, a CDU refere também a recolha de informações junto dos Bairros Municipais e Sociais sobre o seu estado e apoiando os seus habitantes. E também no ATL que o executivo PSD/PS tentou encerrar, na defesa dos postos de trabalho dos trabalhadores da Junta.
Pode aceder ao boletim aqui.

.

Telas publicitárias

Requerimento hoje apresentado pelo PCP na CML
Constata-se a colocação de telas de publicidade na cidade, ocupando em muitos casos as fachadas dos edifícios, nomeadamente em locais como:
-Praça Marquês de Pombal - Tela comemorativa dos 50 anos do Cristo Rei, que ocupa toda a fachada do edifício;
- Rossio, no edifício da loja do Diário de Notícias - Anúncio de fachada inteira onde consta em letras garrafais publicidade à empresa RENOVA. (...)
Leia mais aqui.
.

Jantar-convívio na Voz do Operário é já amanhã, quinta, dia 14

É aqui o jantar de amanhã, 5ª,
dia 14, às 20 horas: na Sede da Voz do Operário
.
Amanhã, quinta-feira, dia 14 de Maio, vai realizar-se um Jantar-Convívio com apoiantes da CDU da cidade de Lisboa, pelas 20h00, na Voz do Operário.
Este jantar contará com a presença de Jerónimo de Sousa, Secretário Geral do Partido Comunista Português, Ruben de Carvalho, cabeça de lista da CDU à Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira, candidato nº 2 da CDU às Eleições Europeias (que intervêm) e ainda Modesto Navarrro, cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal de Lisboa, e Cláudia Madeira, candidata do Partido Ecologista "Os Verdes" às Eleições Europeias.
Contará ainda com a presença de diversos militantes, amigos e simpatizantes da CDU.

Contamos consigo também.

Pode contactar CDU de Lisboa pelos meios que constam aí ao lado, na coluna da direita: e-mails, telefones, fax.
.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Inauguração simbólica na Ajuda

População da Ajuda inaugura simbolicamente esquadra prometida há 10 anos!
Este Domingo, uma centena de Moradores da Ajuda participaram na inauguração da esquadra virtual da Ajuda. Uma Esquadra prometida há 10 anos, para a qual a CML disponibilizou então um espaço com dois andares na freguesia, mas que continua hoje sem sair do papel. Na ocasião, Joaquim Granadeiro, Presidente da Junta de Freguesia eleito pela CDU sublinhou que esta é uma luta para prosseguir, e apelou a uma ainda maior participação da população em futuras acções de luta.
.

domingo, 10 de maio de 2009

CDU dos Olivais sobre o Complexo Desportivo fechado, vandalizado e destruído

Já foi assim...
Foto Rui Elias

«Em 2006, o Complexo Desportivo dos Olivais é encerrado, pela maioria de direita na CM de Lisboa, sem qualquer justificação, situação que conduziu à sua total vandalização e destruição. A CDU, através de vários comunicados à população dos Olivais e também em intervenções nos órgãos competentes da autarquia, tem vindo a denunciar o estado de degradação em que se encontra aquele equipamento municipal e a reclamar a sua urgente reabilitação.» (...)
In Comunicado CDU Olivais, 7 Maio 2009

.

População da Ajuda reclama e tem razão: falta segurança na Freguesia

Infografia JF, adaptada
Na Ajuda falta segurança. A criminalidade tem aumentado e sente-se insegurança na rua", prosseguiu Joaquim Granadeiro, referindo que abundam cada vez mais os casos de "roubos por esticão na rua ou assaltos a casas e lojas".
Joaquim Granadeiro é o presidente da JF da Ajuda, eleito pela CDU, e esta sua luta vem de há muitos anos. Os moradores dizem estar fartos de viver com medo e acusam a Câmara e o Governo de "falta de vontade política".
Na mira, o Governo. Mas também a Câmara: O porta-voz dos moradores ameaçou ainda convocar uma manifestação à porta do Ministério da Administração Interna e considerou que António Costa, "tem muita força de vontade mas pouca vontade de fazer força".
Pode ler mais aqui.
.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Na Ajuda, como no resto da Cidade: os reais problemas da população continuam por resolver

CDU Ajuda lança Boletim de Maio
05-Mai-2009

Passado um ano e meio de mandato do Partido Socialista, com a ajuda do Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa, na continuidade da gestão PSD - CDS/PP, podemos afirmar que a exemplo do que acontece no País, com a gestão PS em Lisboa os reais problemas da Cidade continuam por resolver e a afectar o dia a dia dos moradores da nossa freguesia e dos que nela trabalham, e cuja resolução devemos continuar a reivindicar.
Ler Boletim em PDF

.

CDU contra fecho de ligação Picheleira/Olaias


CDU Beato lança apelo
contra o encerramento da ligação Picheleira/Olaias
07-Mai-2009

A CDU manifesta publicamente a sua oposição e repúdio denunciando mais uma tentativa de cortar o acesso directo entre a Rotunda das Olaias, Calçada da Picheleira e Largo Honório Barreto, principal acesso às saídas para o Areeiro, Alameda Afonso Henriques e Paiva Couceiro, o que a ir por diante seria grave para quem vive e trabalha na Freguesia do Beato e Alto de Pina.
Ler Comunicado em PDF

.

Lisboa, Rua de Entrecampos: «Corredor ciclável, sim; mera propaganda, não» - diz deputado Miguel Tiago

«Localização completamente errada», na opinião do eleito da CDU na Freguesia de Alvalade.
«Oiçam as pessoas», reclama Rita Magrinho, Vereadora do PCP na CML.
«Corredor ciclável, sim; mera propaganda, não» - diz o deputado Miguel Tiago.

Hoje de manhã, em encontro com alguma imprensa, forram estas as opiniões expressas acerca do projectado corredor ciclável.
A CDU entende que a escolha feita pela Câmara Municipal no que diz respeito à implementação da via ciclável na Rua de Entrecampos é profundamente errada porque não teve em linha de conta a estreiteza da rua, a dificuldade de estacionamento automóvel já existente e que será agravada, bem como a passagem da pista muito perto das entradas e saídas dos prédios de habitação e das casas de comércio com evidente risco para a integridade física dos transeuntes.Estes protestos são subscritos pelas pessoas que residem não só na Rua de Entrecampos mas também em várias ruas do Bº de S. Miguel que a utilizam diariamente...


.

terça-feira, 5 de maio de 2009

CDU repôs propaganda na Avenida

Na Avenida da Liberdade foram repostos os pendões destruídos pela UGT. E isso aconteceu sem que a CDU tenha retirado os pendões da UGT «ali colocados abusivamente». Uma lição.

.

Campanha para o Parlamento Europeu em Lisboa

Próximas iniciativas de campanha para o Parlamento Europeu:
- sexta, dia 8, às 21 h, plenário da CDU de Campolide, na JF.
- sábado, dia 9, às 10 h, banca da CDU no Mercado da Boa-Hora, Ajuda, com Ana Avoila, candidata ao PE.
- quinta, 14 de Maio, às 20 h, jantar, na Voz do Operário, com Jerónimo de Sousa, Secretário-Geral do PCP (inscrições até dia 12, para o Centro de Trabalho Vitória).
.

Apresentação dos candidatos da CDU do Lumiar

Comunicado da CDU do Lumiar
Apresentação dos candidatos da CDU à Assembleia de Freguesia do Lumiar
Dia 9 de Maio 2009, 11 horas, Largo junto do Centro Comercial do Lumiar

É já no próximo Sábado, dia 09 de Maio de 2009, pelas 11 horas, no Largo junto ao Centro Comercial do Lumiar, que iremos dar a conhecer à população do Lumiar os nomes que compõem a lista CDU às Autárquicas de 2009.
Vamos contar com a presença de Modesto Navarro, candidato à Presidência da Assembleia Municipal de Lisboa para nos apoiar.
De forma participada e empenhada vamos contribuir para dar resposta aos problemas comunitários.
Contamos com a tua participação e de todos os interessados num Lumiar melhor.
A CDU do Lumiar
.

Próximas acções de pré-campanha da CDU de Lisboa

1.
Acções com o cabeça de lista
da CDU à CML, Ruben de Carvalho

Benfica
09-05-2009
10h00, Z. Norte, Benfica, Past. Nilo
Apresentação Candidatos
Com Ruben de Carvalho

Alcântara
09-05-2009
13h00 - Z. Ocidental, Alcântara, Academia de Santo Amaro
Almoço e apresentação de cabeça de lista
Com Ruben de Carvalho e Ana Avoila, candidata ao PE

Marvila
09-05-2009
15h00 - Z. Oriental, Marvila, Auditório da Flamenga
Apresentação de Candidatos
Com Ruben de Carvalho

2.
Outras acções

Ajuda
09-05-2009
10h00, Z. Ocidental, Ajuda, Mercado da Boa Hora
Visita a colectividade
Com Tiago Saraiva

Penha de França
09-05-2009
10h00, Z. Oriental, Penha de França, Mercado de Sapadores
Apresentação de candidatos
Com Carlos Moura

N. Senhora de Fátima
09-05-2009
10h30, Z. Norte, N. S. Fátima, Mercado de Santos / BºRego
Apresentação de candidatos
Com Manuel Figueiredo

Lumiar
09-05-2009
11h00, Z. Norte, Lumiar, Lg. Lumiar
Apresentação de candidatos
Com Modesto Navarro
(Ver comunicado supra)

São Domingos de Benfica
09-05-2009
13h00 - Z. Norte, S. D. Benfica, Palácio Beau Sejour
Almoço do 25 Abril e apresentação de candidatos
Com Modesto Navarro e Inês Zubber

São João de Brito
09-05-2009
15h00 - Z. Norte, S. João de Brito, P. José Gomes Ferreira
Piquenique e apresentação de candidatos
Com Carlos Moura

Anjos
09-05-2009
17h00 - Z. Oriental, Anjos, P. Novas Nações
Apresentação de Candidatos
Com Inês Zubber e Tiago Saraiva

Santa Engrácia
Dia 9 de Maio
13 Horas, almoço com candidatos e apoiantes, no C. R. Bela Vista, com a presença de João Narciso

Olivais
Dia 16 de Maio
13 Horas, almoço/convívio, no centro de trabalho do PCP.
.

Ciclovias, sim; mas não à custa do sossego e da segurança

MOÇÃO SOBRE O CORREDOR CICLÁVEL - TROÇO 12 – ENTRECAMPOS/ALVALADE

O corredor ciclável – troço 12 – Entrecampos/Alvalade, obra a ser iniciada brevemente, no âmbito da empreitada E29/08//DMAU/DGEP/DFCEP, terá um percurso no sentido Norte/Sul na Rua de Entrecampos;
Nesta rua, no lado esquerdo, estão situados três edifícios do Centro Nacional de Pensões, com grande afluência de público, nos dias úteis, especialmente de idosos. Ora, a referida empreitada prevê que a passagem de bicicletas se faça a uma distância curtíssima das entradas dos prédios no lado esquerdo da referida artéria (no sentido Sul/Norte);
Será mínimo o espaço que resta para circulação dos veículos, tendo em conta a existência, de um lado, do corredor ciclável e do outro, do estacionamento automóvel.
Por estas razões, a CDU propôs que a Assembleia de Freguesia de Alvalade se solidarize com as preocupações dos moradores e dos comerciantes da Rua de Entrecampos e exigir à Câmara Municipal de Lisboa a revisão do traçado do corredor ciclável anunciado.

.

CDU de Lisboa sempre em defesa das populações da Cidade

Lido aqui:
Mais uma vez, na sessão pública de quarta-feira, os Vereadores do PCP produziram diversas intervenções na CML em defesa das populações e dos problemas locais que as afectam.
Pode ver outras informações aqui, também.
.